ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO (2)
- Materiais e Métodos Construtivos
Esta área de concentração aborda questões associadas a materiais e sistemas construtivos, quer seja considerando pavimentos de ativos de transporte, quer seja para construções industriais e prediais. O estudo dos materiais poderá ser realizado considerando aspectos de caracterização, avaliação de propriedades e determinação das relações entre os níveis estruturais e o desempenho em uso. As pesquisas também poderão considerar o projeto e avaliação de desempenho dos sistemas construtivos ao longo do ciclo de vida dos ativos de construção, ou seja, considerando processos de produção, uso e as patologias existentes. Nesse sentido, os projetos contemplam os temas de maior interesse, tanto no âmbito acadêmico como de mercado, incluindo a aplicação de nanomateriais, o reaproveitamento de resíduos de diversos macro setores produtivos. - Planejamento e Gestão de Infraestrutura e Construção
Esta área de concentração considera os aspectos técnicos e gerenciais da análise de viabilidade, definição de requisitos, concepção, desenvolvimentos dos projetos de ativos de construção e infraestrutura a gestão da sua construção e operação, considerando o ciclo de vida dos empreendimentos, e considerando tecnologias da informação na construção. Nesse âmbito, as pesquisas consideram o conceito de projetos orientados ao desempenho, o emprego de conceitos de colaboração com o apoio das tecnologias e informação na construção, o desenvolvimento integrado dos produtos e processos de construção. Os docentes do Programa desenvolvem pesquisa orientadas à melhoria do desempenho de edificações habitacionais, tendo em vista diversas publicações recentes e vigência de novas normas e certificações relacionadas ao tema que trouxeram significativas mudanças.
LINHAS DE PESQUISA (4)
1.1. Materiais para Construção e Pavimentação
Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos referentes à estrutura, às propriedades e ao processamento de materiais à base de cimento Portland, assim como seu desempenho dentro do sistema construtivo. Os projetos dessa linha, envolvem também a maximização das propriedades de aços para concreto armado e de aços estruturais, bem como o processo de montagem. No que se refere à pesquisa associada a resíduos, os projetos são voltados para o estudo da viabilidade de utilização de resíduos provenientes da própria construção civil, da siderurgia, da mineração, como agregados, materiais cimentícios ou pozolânicos, ou, mesmo, como precursores para a síntese de geopolímeros.
1.2. Construção e Patologia das Construções e Pavimentos
Nesta linha de pesquisa são conduzidos projetos e estudos relativos à avaliação e conhecimento das causas e origens de manifestações patológicas nas edificações, seus materiais e componentes construtivos. Para o diagnóstico mais preciso dessas causas são necessários ensaios e testes de laboratório, além da denominada análise sensorial. Os ensaios não destrutivos, como o ensaio de potencial de corrosão e resistividade elétrica mostram-se de grande valia para o monitoramento da corrosão no concreto simples e armado, principalmente quando existe suspeita de alterações e ataques químicos por sulfatos, carbonatos e cloretos. De forma semelhante, a avaliação de defeitos em pavimentos é de grande importância para sua gestão. Existem metodologias que avaliam a condição da superfície do pavimento, avaliando as causas de defeitos como fendas, afundamentos (deformação permanente das camadas do pavimento), desgaste ou desagregação, entre outros.
2.1. Gestão de Projetos e Processos em Transportes e Construção Civil
Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se projetos de pesquisa com foco na gestão de empreendimentos de construção civil, em especial a gestão e o planejamento dos empreendimentos e a gestão do processo de projeto de edificações e sua integração com materiais e sistemas construtivos, considerando várias escalas de empreendimentos, incluindo projetos industriais de grande porte. Alguns projetos destacam a utilização do Building Information Modeling no projeto e produção de empreendimentos do ambiente construído, considerando suas dimensões de qualidade e desempenho, particularmente frente às novas exigências estabelecidas por normas e marcos regulatórios.
2.2. Planejamento, Projetos e Operação de Sistemas Construtivos e de Transportes
Nesta linha de pesquisa, o objetivo é desenvolver projetos ligados ao planejamento e à operação de infraestruturas urbanas e rurais. Em consonância com a linha de pesquisa anterior, buscam-se desenvolver pesquisas na área de planejamento de transportes, mobilidade urbana, engenharia de tráfego, segurança viária, transporte de carga. Serão desenvolvidos trabalhos ligados à movimentação dos veículos no sistema viário, mas há uma tendência em focar em pesquisas ligadas a temas atuais
e sensíveis à sociedade, como o fomento ao transporte ativo e ao transporte compartilhado, o novo cenário de entregas de mercadorias e a realização de estudos que buscam indicar a viabilidade de implantação de projetos de infraestrutura, considerando os materiais e técnicas construtivas adequados para maior sustentabilidade da infraestrutura.