Principal

RETORNO DE GREVE

Informamos que a secretaria do Curso de Mestrado em Construção Civil retornou hoje, 02/07/2024, com as atividades normais de atendimento.

Como informado antes da greve, as demandas de março a julho serão cumpridas gradativamente, conforme urgência, e os e-mails serão respondidos pelo critério de tempo decorrido, do mais antigo para o mais recente.

Horário de atendimento da secretaria (desde 2020):
Segundas e quartas-feiras: de 10h às 12h
Terças-feiras: de 13:30h às 15:30h
Quintas-feiras: de 14h às 16h
Sextas-feiras: somente trabalhos internos.

________________________________________________________________________________________________________________

O Mestrado em Construção Civil da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 2005, como uma evolução do Curso de Especialização em Construção Civil, existente desde 1999. Historicamente, suas linhas de pesquisa e projetos associados têm evoluído no sentido de acompanhar tendências nacionais e internacionais, indo de encontro a demandas da academia e do mercado. Assim sendo, em um primeiro momento os projetos concentraram-se na área de materiais. Em um segundo momento, integrada àquela, foram criados projetos de pesquisa na área de gestão de empreendimentos de construção civil. Em função do sucesso alcançado, desde 2015 existem duas linhas de pesquisa (Materiais de Construção Civil e Gestão na Construção Civil) na área de concentração Tecnologia na Construção Civil.

A proposta do Curso reflete a consolidação de grupos de pesquisa de diferentes departamentos da Escola de Engenharia. O Curso conta com a participação de professores de três Departamentos da Escola de Engenharia da UFMG (Engenharia de Materiais e Construção, Engenharia de Estruturas, Engenharia Metalúrgica e de Materiais), todos envolvidos com pesquisas na área de Construção Civil, quer seja especificamente no estudo da relação estrutura – propriedades – processamento dos materiais de construção civil, quer seja abordando sua inserção em sistemas construtivos, quer seja enfocando aspectos gerenciais dos empreendimentos de construção civil, analisando a relação dos sistemas de gestão desde a perspectiva da garantia da qualidade no processo de projeto e produção, associando a gestão à área de materiais e sistemas construtivos, enfocando a sustentabilidade estruturada na política de caracterização de materiais, reaproveitamento dos resíduos de construção civil, caracterização e prevenção de patologias nos materiais. O Curso, tanto institucionalmente quanto por meio de seus docentes, mantém estreita colaboração com os Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Química, o que se concretiza por meio do compartilhamento de laboratórios a condução em conjunto de projetos de pesquisa.

O Mestrado em Construção Civil da UFMG se caracteriza, por um lado, pelo seu caráter transdisciplinar, integrando o estudo dos diferentes materiais aplicados à construção civil, o reaproveitamento de resíduos e a gestão dos empreendimentos de construção. Por outro lado, o Curso tem um forte peso regional, uma vez que a Universidade Federal de Minas Gerais é o centro de ensino superior de maior destaque no Estado e a sua pós-graduação em Construção Civil caracteriza-se como um dos programas que dão suporte a formação de professor e profissionais do setor. Some-se a isso o fato de que o Curso forma pesquisadores e profissionais que exercem suas atividades nas mais distintas regiões do Estado, acentuando essa sua importância regional. O Curso apresenta uma integração com a pós-graduação lato sensu (especialização), que forma anualmente aproximadamente oitenta alunos, procedentes de várias regiões do estado.

cnpq faphemig