Principal

SELEÇÃO MESTRADO 2024/2

EDITAIS REGULAR E SUPLEMENTAR DIVULGADOS.

Mais informações AQUI.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTAMOS EM GREVE

Informamos a todos que a secretaria do Curso de Mestrado em Construção Civil estará fechada a partir de hoje, 14/março, por tempo indeterminado. As demandas consideradas essenciais (listadas abaixo) serão atendidas e, as urgentes, serão avaliadas caso a caso. O nosso telefone não estará funcionando e os e-mails serão respondidos aos poucos após o final da greve. 

É fundamental destacar que o exercício do direito de greve pelos servidores públicos deve ser pautado na legalidade e no respeito às normas estabelecidas, visando conciliar o exercício desse direito com a manutenção dos serviços essenciais para a sociedade.

Os serviços essenciais são aqueles considerados indispensáveis para a manutenção da ordem, saúde, segurança e interesses fundamentais da sociedade, mesmo em períodos de greve. Os Serviços Essenciais são aqueles cuja paralisação traz danos e ou perdas irreversíveis para a instituição e para as pessoas.

​Serviços essenciais em Secretaria/Colegiado Pós-Graduação

  • Atividades relacionadas a bolsas de estudo: cadastro, cancelamento, renovação e frequência.
  • Emissão de documentos para defesa de dissertação (ata, folha de aprovação, etc.).
  • Emissão de diploma com urgência comprovada pela PRPG(SED).
  • Lançamento de Edital para Seleção Mestrado 2024/2.

________________________________________________________________________________________________________________

O Mestrado em Construção Civil da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 2005, como uma evolução do Curso de Especialização em Construção Civil, existente desde 1999. Historicamente, suas linhas de pesquisa e projetos associados têm evoluído no sentido de acompanhar tendências nacionais e internacionais, indo de encontro a demandas da academia e do mercado. Assim sendo, em um primeiro momento os projetos concentraram-se na área de materiais. Em um segundo momento, integrada àquela, foram criados projetos de pesquisa na área de gestão de empreendimentos de construção civil. Em função do sucesso alcançado, desde 2015 existem duas linhas de pesquisa (Materiais de Construção Civil e Gestão na Construção Civil) na área de concentração Tecnologia na Construção Civil.

A proposta do Curso reflete a consolidação de grupos de pesquisa de diferentes departamentos da Escola de Engenharia. O Curso conta com a participação de professores de três Departamentos da Escola de Engenharia da UFMG (Engenharia de Materiais e Construção, Engenharia de Estruturas, Engenharia Metalúrgica e de Materiais), todos envolvidos com pesquisas na área de Construção Civil, quer seja especificamente no estudo da relação estrutura – propriedades – processamento dos materiais de construção civil, quer seja abordando sua inserção em sistemas construtivos, quer seja enfocando aspectos gerenciais dos empreendimentos de construção civil, analisando a relação dos sistemas de gestão desde a perspectiva da garantia da qualidade no processo de projeto e produção, associando a gestão à área de materiais e sistemas construtivos, enfocando a sustentabilidade estruturada na política de caracterização de materiais, reaproveitamento dos resíduos de construção civil, caracterização e prevenção de patologias nos materiais. O Curso, tanto institucionalmente quanto por meio de seus docentes, mantém estreita colaboração com os Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Química, o que se concretiza por meio do compartilhamento de laboratórios a condução em conjunto de projetos de pesquisa.

O Mestrado em Construção Civil da UFMG se caracteriza, por um lado, pelo seu caráter transdisciplinar, integrando o estudo dos diferentes materiais aplicados à construção civil, o reaproveitamento de resíduos e a gestão dos empreendimentos de construção. Por outro lado, o Curso tem um forte peso regional, uma vez que a Universidade Federal de Minas Gerais é o centro de ensino superior de maior destaque no Estado e a sua pós-graduação em Construção Civil caracteriza-se como um dos programas que dão suporte a formação de professor e profissionais do setor. Some-se a isso o fato de que o Curso forma pesquisadores e profissionais que exercem suas atividades nas mais distintas regiões do Estado, acentuando essa sua importância regional. O Curso apresenta uma integração com a pós-graduação lato sensu (especialização), que forma anualmente aproximadamente oitenta alunos, procedentes de várias regiões do estado.

cnpq faphemig