Ementas

  • ANÁLISE DA PRAXIS CIENTÍFICA

Evolução histórica do conhecimento humano. Fundamentos da pratica cientifica. Cidadania e Ciência. Vocação intelectual e a formação de cientistas; Processo de produção intelectual e transmissão de conhecimentos.

  • APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Tipos, classificação e caracterização de resíduos. Reciclagem e aproveitamento de resíduos como materiais de construção civil. Desenvolvimento tecnológico de produtos com resíduos. Desempenho mecânico e durabilidade de produtos com resíduos.

  • REOLOGIA E TECNOLOGIA DO CONCRETO

Seleção de materiais; reologia das pastas, argamassas e concretos frescos; mecanismos de hidratação do cimento e concreto; modelo de Powers; microestrutura: fases e zona de transição; retratação; porosidade; fissuração; previsão do comportamento do concreto endurecido.

  • MATERIAIS E COMPONENTES METÁLICOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Processo de produção do aço; deformação plástica dos metais; corrosão; aços e produtos metálicos para a construção civil; processos de fabricação e montagem de estruturas metálicas; estudo de casos.

  • FALHAS E PATOLOGIAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Falhas de construção; falhas de projeto; erros de execução; deficiência de materiais; erros em serviços; patologias em alvenarias; patologias em revestimentos cerâmicos de paredes e pisos; patologias em estruturas de aço; patologias em madeiras; patologias de impermeabilização; consequências dos problemas patológicos; responsabilidades decorrentes das falhas de construção.

  • COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Materiais para engenharia. Estrutura dos materiais. Propriedades dos materiais. Materiais compostos. Empacotamento de partículas. Relações estrutura-processamento dos materiais. Critérios de seleção de materiais para construção civil. Estudo de casos.

  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO INTEGRADOS AOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Aspectos de funcionalidade, qualidade, desempenho e sustentabilidade do ambiente construído; materiais de construção empregados em sistemas construtivos; sistemas construtivos convencionais; abordagem sistêmica; sistemas construtivos integrados; avaliação pós-ocupação dos ambientes construídos com sistemas integrados; critérios de seleção do sistema construtivo adequado.

  • MATERIAIS DE REVESTIMENTO

Estrutura, desempenho e processamento de argamassa, revestimentos cerâmicos, revestimento em rochas ornamentais e madeiras; desempenho de sistemas de pintura; revestimentos para pisos, forros e divisórias; critérios para seleção de revestimentos.

  • GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Caracterização do macro – setor da construção civil; diagnostico do setor da construção civil, competividade das empresas construtoras; conceitos e dimensões da qualidade, sistemas de garantia de qualidade; gerenciamento da rotina; gestão da qualidade em projetos, na execução das obras e gestão de recursos humanos; conceitos de avaliação pós-ocupação; estudo de casos.

  • DURABILIDADE, PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES DE CONCRETO ARMADO

Conceituação de durabilidade; mecanismos de deterioração e envelhecimento; agressividade do meio ambiente; vida útil das estruturas de concreto; projeto e execução com vistas a durabilidade; patologias das estruturas de concreto; avaliação das estruturas com patologias; terapia das estruturas de concreto; técnicas de recuperação e reforço.

  • CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Classificação dos materiais. Estrutura atômica e ligações atômicas. Estruturas dos metais e materiais cerâmicos. Estruturas dos polímeros. Imperfeições em sólidos. Difusão. Propriedades mecânicas. Deformação e mecanismos de endurecimento. Diafragmas de fase. Transformações de fase. Síntese, fabricação e processamento de materiais.

  • GESTÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Caracterização do macrosetor da construção civil e do setor de edificações: diagnóstico e tendências no gerenciamento de empreendimentos de construção civil. Gerenciamento de empreendimentos e gerenciamento de projetos. Plano de qualidade para empreendimentos de construção civil. Gerenciamento de projetos (Project Management). Gestão do processo de projeto na construção. Questões associadas à gestão do processo de projeto: engenharia simultânea, TI, sustentabilidade, outros aspectos. Lean Design. Estudos de caso. Seminários.

  • FUNDAMENTOS E ESTRATEGIAS DE IMPLEMENTACAO DE PROJETOS PÚBLICOS

Fundamentos do planejamento estratégico: conceitos e condicionantes. Multidisciplinaridade das equipes envolvidas em processos de planejamento. Planejamento territorial e urbano: origem do estado moderno, evolução política do Brasil, surgimento e evolução das cidades. Experiências significativas: transformação urbana. Patrimônio histórico, manutenção de edificações públicas. Recuperação de áreas degradadas.

  • MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (BIM)

Introdução ao BIM – Definições. Benefícios do BIM. Uso do BIM no processo de elaboração de projetos. Conceitos de modelagem. Implementação integrada de empreendimentos – Interoperablidade. Implantação do BIM em empreendimentos. Futuro do projeto e construção com o BIM.

  • TOPICOS ESPECIAIS

Ementa variável conforme a oferta, assim como o professor.