COMUNICADO
Como medida de combate à COVID-19, o atendimento presencial da secretaria do Curso de Mestrado em Construção Civil está suspenso por tempo indeterminado.
Para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, enviar e-mail para: <
mestrado@demc.ufmg.br>.

______________________________________________________________________________

O Curso de Mestrado em Construção Civil da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 2005. Historicamente, suas linhas de pesquisa e projetos associados têm evoluído no sentido de acompanhar tendências nacionais e internacionais, indo de encontro a demandas de mercado. Assim, em um primeiro momento, os projetos concentraram-se na área de materiais. Em um segundo momento, foram criados projetos de pesquisa na área de gestão de empreendimentos de construção civil. Atualmente, nas suas diversas linhas, os projetos contemplam os temas de maior interesse tanto no âmbito acadêmico como de mercado, incluindo a aplicação de nanomateriais, o reaproveitamento de resíduos de diversos macro setores produtivos, a gestão de garantia de desempenho do ambiente construído – abrangendo questões associadas à sustentabilidade e ecoeficiência – e a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na Construção. O Mestrado em Construção Civil da UFMG vem se caracterizando pelo seu caráter transdisciplinar, integrando as suas três grandes áreas de pesquisa: o estudo dos materiais aplicados à construção civil, o reaproveitamento de resíduos e a gestão dos empreendimentos de construção.

Vale ressaltar que o Mestrado em Construção Civil tem um forte peso regional, uma vez que a Universidade Federal de Minas Gerais é o centro de ensino superior de maior destaque no Estado e a sua pós-graduação em Construção Civil caracteriza-se como um dos programas que dão suporte a formação de profissionais do setor. Some-se a isso o fato de que o Curso forma pesquisadores e profissionais que exercem suas atividades nas mais distintas regiões do Estado, acentuando essa sua importância regional. O Curso conta com a participação de professores de dois Departamentos da Escola de Engenharia da UFMG (Engenharia de Materiais e Construção e Engenharia de Estruturas), todos envolvidos com pesquisas na área de Engenharia de Construção Civil, quer seja especificamente no estudo da relação estrutura-propriedades – processamento dos materiais de construção civil, quer seja abordando sua inserção em sistemas construtivos, quer seja enfocando aspectos gerenciais dos empreendimentos.

ufmg capes cnpq
PRIMEIRA COLUNA SEGUNDA COLUNA TERCEIRA COLUNA

Have any Question or Comment?