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Comissão de Seleção

Membros Títulares:

Prof. Dr. Antônio Neves de Carvalho Júnior
Prof. Dr. Adriano de Paula e Silva
Profª. Drª. Maria Teresa Paulino Aguilar

Membro Suplente:

Profª. Drª. Sidnea Eliane Campos Ribeiro


Formulário de Inscrições


Resultado Final

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PRODUÇÃO E GESTÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

ÁREA TECNOLOGIA E GESTÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

LISTA DOS CANDIDATOS APROVADOS EM ORDEM ALFABÉTICA

ATENÇÃO

OS CANDIDATOS SELECIONADOS DEVERÃO OBSERVAR OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS:

1. Fazer o pagamento da 1ª parcela do Curso até o dia 15/02/2018 e enviar o comprovante através do e-mail ariela@fco.org.com ou arielaangels@yahoo.com.br

Dados para o depósito:

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0843

Operação: 003

Conta: 666-0

Valor: R$ 770,00

Em nome da Fundação Christiano Ottoni

CNPJ: 18.218.909/0001-86

2. Início das aulas: 12/03/2018

3. Os candidatos que optaram por bolsa deverão procurar a FUMP no período de 08/02/2018 a 09/02/2018. Para garantir a vaga, deverão efetuar o pagamento integral da primeira parcela do curso até o dia 15/02/2018 e enviar o comprovante do pagamento para o e-mail ariela@fco.org.com ou arielaangels@yahoo.com.br

 

1 Aline Natália Lemos Silva
2 Alline Eduarda Teixeira Azevedo de Brito
3  Ana Luiza Silva
4  Bianca da Silva Lima Miconi Costa
5  Caio Augusto Ribeiro Moreira
6  Camila Mendonça de Araújo
7  Camilla Moreira Guimarães
8  Carla Pereira Carvalho
9  Carlos Eduardo Catizani Parreira
10  Carolina Queiroz Pantaleão
11  Cedric Alexandre dos Santos
12  Daniela Gonçalves Pedrosa
13  Danielle Cristine da Silva Santos
14  Douglas de Deus Ferreira
15  Eduarda Santana Silva
16  Elieza Alves Pena
17  Fábio Zanetti de Castro
18  Francisco Lira Torres
19  Isabela Brandão Rodrigues
20  Jalson Luiz Mageste Fonseca
21  João Paulo Silva Faria
22  Júlia Viviane Camêlo Vespasiano
23  Juliana Caroline Cintia de Oliveira
24  Juliano de Freitas Dutra
25  Leonardo Oliveira de Almeida Carmo
26  Lucas de Rezende Dornelas
27  Marco Antonio Guimarães dos Santos
28  Mateus Silva Tarôco
29  Mateus Ximenes de Magalhães
30  Matheus Filipe Martins Fonseca Marques
31  Matheus Leonel Ferreira de Souza
32  Nábila Rezende de Almeida Cerqueira
33  Paula Lanza Macedo
34  Pedro Lucas Jorge Figueiredo
35  Raquel Rocha Lucciola
36  Renata Leal Henriques
37  Rodrigo Luiz Santos Gherardi de Alencar
38  Sarah Andrade de Guimarães
39  Tamiris Ribeiro Narciso
40  Tatiane Pereira Melo

Edital

Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Engenharia

Curso de Especialização: Produção e Gestão do Ambiente Construído

 

 

O Diretor da Escola de Engenharia da UFMG faz saber que estarão abertas as inscrições para admissão ao Curso de Especialização: Produção e Gestão do Ambiente Construído na modalidade presencial, para entrada no primeiro semestre de 2017.

 

I – Inscrição: As inscrições serão realizadas na secretaria do Curso, localizada na Escola de Engenharia da UFMG, Bloco I, Sala 3405, Av. Antônio Carlos, 6.627, Campus da UFMG, Pampulha, Belo Horizonte – MG, no período de 16/01/2017 a 31/01/2017 de 2ª a 6ª feira, de 14:00 às 17:00 horas, exceto feriados. O modelo do Formulário de Inscrição encontra-se disponível na página eletrônica do Curso: www.pos.demc.ufmg.br. Serão também aceitas inscrições pelo Correio, via SEDEX, desde que postadas até 31/01/2017.

 

II – Vagas: 40 (quarenta) vagas para a Área de Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído.

 

III – Bolsas: Nos termos da Resolução Nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas serão reservadas à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas será dividido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento, serão oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor da UFMG.

 

IV – Documentos necessários: Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: a) Formulário de Inscrição preenchido, acompanhado de 1 (uma) foto 3×4 recente; b) Cópia do Diploma de Graduação, ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação; c) Histórico Escolar do Curso de Graduação; d) Curriculum vitae; e) Cópia do documento de identidade com data de validade não vencida e constando órgão expedidor; f) Cópia do CPF; g) Certidão de quitação eleitoral (pode ser solicitada no site do TRE – www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral); h) Cópia do certificado de reservista; i) Comprovante de endereço; j) Cópia de Certidão de Nascimento ou de Casamento. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar os documentos exigidos pela legislação específica e também um comprovante de domínio instrumental da língua portuguesa. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atendam às exigências deste edital.

 

V – Oferecimento: Para que o curso seja oferecido, será necessário um mínimo de trinta candidatos inscritos aprovados no processo de seleção e matriculados.

 

VI – Seleção: A seleção será feita através de análise de Curriculum, etapa eliminatória, do Histórico Escolar, etapa eliminatória, e avaliação de Questionário fornecido pela Secretaria do Curso a ser respondido pelos candidatos, etapa classificatória. Será atribuída uma nota de 0 a 100 pontos, com a seguinte distribuição: a) Análise do Histórico Escolar (25 pontos, sendo necessária a pontuação de 50% do valor total dos pontos para aprovação); b) Análise do curriculum vitae (25 pontos, sendo necessária a pontuação de 50% do valor total dos pontos para aprovação); c) Avaliação de Questionário (50 pontos).  No curriculum serão avaliadas as publicações técnico-científicas (3 ptos), patentes e prêmios (2 ptos), experiência profissional (15 ptos), atividades acadêmicas extra-curriculares e outros cursos de pós-graduação cursados (5 ptos). No Histórico Escolar serão avaliadas disciplinas cursadas em programas de pós-graduação (5 ptos) e rendimento nas disciplinas de graduação (20 ptos). A avaliação do Questionário será com base em formulário preenchido pelo candidato e fornecido pela Secretaria do Curso (apenas para os candidatos considerados aptos nas pontuações do currículo e do histórico – 50%), Será considerado o interesse (20 pontos), a aptidão (20 pontos) e experiência do candidato (10 pontos).  As avaliações serão realizadas no período de 06/02/2017 a 08/02/2017.

 

VII – Comissão de Seleção: A Comissão de Seleção será composta por três professores titulares e um suplente.

 

VIII – Aprovação: Os candidatos aprovados serão listados com ordem de classificação em sequência decrescente das notas apuradas.

 

IX – Admissão: Para ser admitido como aluno regular o candidato deverá ter sido aprovado dentro do limite de vagas estabelecido.

 

X – Resultados: O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de fevereiro de 2017, na Secretaria do Curso de Especialização e na página eletrônica do curso, com ordem de classificação em sequência decrescente e contendo as notas atribuídas aos candidatos em cada uma das etapas classificatórias e eliminatórias. O critério de desempate na classificação será a média das notas no histórico escolar de graduação. Persistindo o empate, será considerada a avaliação do curriculum vitae. Caso haja desistências, as vagas remanescentes serão preenchidas na ordem de classificação dos candidatos aprovados.

 

XI – Recursos: Os candidatos terão um prazo de 10 (dez) dias corridos para apresentar recurso contra o resultado do processo de seleção, contados a partir da data de sua divulgação, conforme estabelece o título V – da Revisão do Regimento Geral da UFMG. Neste período, os candidatos terão direito às respectivas avaliações.

 

XII – Registro e Matrícula: O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela Internet, no período de 20/02/2017 a 22/02/2017, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até a data 03/03/2017. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até a data 02/03/2017, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Curso, até 02/03/2017, o RNE ou passaporte com visto permanente ou visto temporário de estudante válido e documento que comprove filiação. De acordo com o disposto no art. 39, §  2º, do Regimento Geral da UFMG, cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma vaga no curso em que foi admitido na UFMG. Perderá automaticamente o direito a vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientações da Secretaria do Curso, em data a ser divulgada, observado o calendário acadêmico da Universidade. Belo Horizonte, 29 de dezembro de 2016.

 

Prof. Alessandro Fernandes Moreira

Diretor da Escola de Engenharia da UFMG


Área de Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído

Aulas de segunda-feira a quinta-feira de 19:00hs as 22:00hs

 

Pré-requisito para inscrição: Graduados em cursos reconhecidos de Engenharia e Arquitetura.
Duração do Curso : Março a Dezembro de 2016.
Horário das aulas : Das 19 às 22 horas de segunda a quinta feira.
Local das aulas :  Escola de Engenharia da UFMG – Av Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha.
Número de Vagas :
  • 40 vagas para a Área de “Tecnologia e  Gestão do Ambiente Construído”

Nos termos da Resolução N° 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas serão reservadas à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas será dividido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento serão oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor da UFMG.

Inscrição: No Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da EE.UFMG ou através da Internet.  Preencher o formulário de inscrição e enviar. Aguardar contato da Secretaria do curso.
Telefone (31)3409-1047
Documentos para inscrição:
  • Formulário de inscrição acompanhado de uma foto 3×4
  • Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente
  • Histórico escolar da graduação
  • Currículo (ver orientação para montagem do currículo no download abaixo CURRICULO.DOC)
  • Formulário de entrevista preenchido
  • Cópia da carteira de identidade com data de validade não vencida e constando orgão espedidor
  • Cópia do CPF
  • Certidão de quitação eleitoral (Pode ser solicitada no site do TRE)
  • Cópia do certificado de reservista
  • Comprovante de endereço
  • Cópia de certidão de nascimento ou casamento
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (Depósito a ser realizado na Caixa Econômica Federal, agência 0843, operação 003, conta 423-3, em nome de Fundação Christiano Ottoni)
Admissão : Análise do currículo, histórico escolar, entrevista ou outro a critério da Comissão Coordenadora.
Custo do curso : R$ 8.400,00 em  12 (doze) parcelas de R$ 700,00

 

 


Área de Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído

Aulas sexta-feira e sábado, o dia todo, a cada três semanas
 
Pré-requisito para inscrição: Para Profissionais de Nível Superior com interesse na construção civil.
Duração do Curso : 20 (vinte) meses
Horário das aulas : Uma Sexta-feira (08:00hs as 18:00hs) e um Sábado (08:00hs as 17:00hs), a cada três semanas.
Local das aulas : Escola de Engenharia da UFMG – Av Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha
Número de Vagas :
  • 40 vagas
    para área de “Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído”

Nos termos da Resolução N° 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas serão reservadas à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas será dividido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento, serão oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor da UFMG.

Inscrição : No Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da EE.UFMG ou através da Internet.  Preencher o formulário de inscrição e enviar. Aguardar contato da Secretaria do curso.
Telefone (31)3409-1047
Documentos para inscrição:
  • Formulário de inscrição acompanhado de uma foto 3×4
  • Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente
  • Histórico escolar da graduação
  • Currículo (ver orientação para montagem do currículo no download abaixo CURRICULO.DOC)
  • Formulário de entrevista preenchido
  • Cópia da carteira de identidade com data de validade não vencida e constando orgão espedidor
  • Cópia do CPF
  • Certidão de quitação eleitoral (Pode ser solicitada no site do TRE)
  • Cópia do certificado de reservista
  • Comprovante de endereço
  • Cópia de certidão de nascimento ou casamento
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (Depósito a ser realizado na Caixa Econômica Federal, agência 0843, operação 003, conta 423-3, em nome de Fundação Christiano Ottoni)
Admissão : Análise do currículo, histórico escolar, entrevista ou outro a critério da Comissão Coordenadora.
Custo do curso : R$ 8.400,00 em  20 (vinte) parcelas de R$ 420,00

 


Principal

A Universidade Federal de Minas Gerais, através do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção, oferece o Curso de Especialização: Produção e Gestão do Ambiente Construído. O curso visa a formação de especialistas em Construção Civil, nas áreas de “Tecnologia e  Gestão do Ambiente Construído” e de “Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído“. O curso é  dirigido a engenheiros e arquitetos (para a Área de Tecnologia e  Gestão do Ambiente Construído) e para profissionais de nível superior (para a Área de Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído), que buscam alcançar maior competência técnico-gerencial na área de atuação.

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Área de Tecnologia e  Gestão do Ambiente Construído
(aulas de segunda-feira a quinta-feira de 19:00hs as 22:00hs)

  • Duração de 10 meses

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Área de Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído
(aulas sexta-feira e sábado, o dia todo, a cada três semanas)

  • Duração de 20 meses

INSCRIÇÕES ABERTAS

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Informações pelo telefones (31) 3409-1047 e pelo e-mail: cecc@demc.ufmg.br

 

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